Semana da Leitura

De 11 a 15 de março, o AE de Alhandra, Sobralinho e são João dos Montes celebrou a Festa da Leitura!

Por todas as bibliotecas do 1º ciclo, realizaram-se atividades de leitura: hora do conto, feira do livro, "Alto! Vamos ler ..." (com paragem simultânea de leitura em todas as turmas do AE - Xiu, estamos a ler.....), Mãos à obra! . . .

Comemorando ainda o Dia Nacional da Poesia, a 14 de março, a atividade "Alto! Vamos ler...." celebrou esta data com a leitura conjunta do poema Dia da Poesia de José Jorge Letria, in Livro dos dias, Ambar, 2004:

"Tem páginas este dia
como um livro inacabado
com um perfume de infância
num capítulo ilustrado.
moram nele as histórias,
os poemas e as lendas
que fazem de cada livro
a melhor das nossas prendas
e que não deixam esquecer
esse tempo tão feliz
em que cada um de nós
era feiticeiro e aprendiz,
colecionando heróis
com o prazer da aventura
que começa e se renova
na magia da leitura."

O Agrupamento comemorou mais uma edição da Semana da Leitura de 27 a 31 de março.

O prazer de ler espalhou-se pelas escolas do 1º ciclo do AE. Atividades como  "Encontro com autores", Feira do Livro, sessões sobre ciência, Hora do Conto, Era uma vez . . . , Vamos brincar com a poesia . . . promoveram o gosto pela leitura junto dos alunos mais novos e fizeram da leitura uma festa!

De 14 a 20 de março 2016, as bibliotecas escolares do 1º ciclo celebraram a Leitura e os Livros!

"Elos de Leitura" foi o mote para a concretização das atividades promovidas pelas bibliotecas escolares do Agrupamento,no âmbito da promoção dos livros e da leitura! Os docentes de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo associaram-se a esta celebração e dinamizaram atividades experimentais em parceria com a professora bibliotecária do 1º ciclo, no âmbito do projeto Mexer com a Ciência/Ler para Aprender Ciência!  Os alunos divertiram-se e aprenderam conceitos básicos associados à luz e ilusão óptica! Aqui ficam algumas fotos que o demonstram!

De 16 a 20 de março 2015, as bibliotecas escolares do 1º ciclo estiveram em FESTA!

As bibliotecas escolares do AE  celebraram a leitura e os livros, partilhando « Palavras do Mundo».

Associando-se à Semana da Leitura, a comunidade educativa comemorou também o Dia Mundial da Saúde Oral. Neste sentido foram dinamizadas várias sessões sobre as vantagens da Saúde Oral e da Alimentação Saudável, pela professora bibliotecária do 1º ciclo e pela equipa de Saúde Escolar, no âmbito do Programa de Educação para a Saúde e do Projeto "Mexer com a Ciência".

Projeto SOBE

De 17 a 22 de março 2014, as bibliotecas escolares do 1º ciclo estiveram em FESTA!

No âmbito do Projeto SOBE, os alunos comemoraram o Dia Mundial da Saúde Oral e os Dentistas foram à escola

Ouviram as histórias "Kiko, o dentinho de leite" e "Sorriso de Estrela", aprenderam tudo sobre os cuidados a ter com a higiene oral e que alimentos são mais

amigos e saudáveis para os nossos dentes!

Não esquecendo que Bons Livros provocam os melhores sorrisos, todos os alunos irão participar na atividade de ilustração do Agrupamento "Os melhores

sorrisos"!