Sobre Nós

O Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes possui quatro bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares: a Escola Básica 2,3 Soeiro Pereira Gomes (escola sede), a EB1 nº 1 de Alhandra, a EB1 nº 2 de Alhandra e a EB1 do Sobralinho.

As  Bibliotecas  Escolares  do  Agrupamento  são  constituídas  por  um  conjunto  de  recursos  materiais  e humanos, organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar formação e informação.

Esses recursos são geridos por duas professoras bibliotecárias, as quais procuram contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente   através   do   desenvolvimento   de   competências   de   leitura,  de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem.

Para além das atividades implementadas em contexto letivo, as bibliotecas proporcionam também, o acesso  autónomo  aos  seus  espaços  e  recursos,  permitindo  o  desenvolvimento  do  gosto  pela  auto-aprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida.

Nas escolas de menor dimensão e jardins-de-infância onde não existe biblioteca instalada, os alunos beneficiam destes serviços a partir das Bibliomanias, da responsabilidade da Autarquia/Biblioteca Municipal.

Professora bibliotecária da Escola sede: Conceição Inês

Professora bibliotecária do 1º CEB - Maria José Paiva