1º ciclo

Caminho das Letras

Falar, Ler e Escrever

Ano letivo 2017-2018

Na Hora do Conto, os alunos do 4º ano ouviram ler e leram excertos da obra "Versos de cacarácá" de António Manuel Couto Viana: o resultado foi este cartaz ilustrativo de tudo quanto sentiram e com que se emocionaram!

Ano letivo 2016-2017

Os alunos da turma A1 da EB1/JI nº 1 de Alhandra conheceram a professora Inês Pernes (Voluntária da Leitura) que participou na Hora do Conto, com a história "A professora de Lulu desapareceu", de Daniel Picouly, que leu em voz alta para entusiasmo dos meninos e meninas presentes! Mas como é que a professora desapareceu????

Ano letivo 2014-2015

Os alunos do 2º ano da EB1 do Sobralinho, turma B3, leram o "Livro com cheiro a chocolate", de Alice Vieira e realizaram trabalhos de ilustração sobre a obra.

EB1 do Sobralinho - tabalhos realizados pelos alunos do 2º ano (turma B3)

Os alunos do 1º ano da EB1 do Sobralinho (turmas B1 e B2) ouviram a história "Quem dá prenda ao Pai Natal?", de Alexandre Honrado, contada pela prof. Inês Pernes no âmbito do Voluntariado de leitura!

Os alunos do 2º ano, turma B3 da EB1 do Sobralinho realizaram trabalhos ilustrativos sobre a história "Revolução Natalícia", da coletânea de contos infantis escritos por outras crianças!

Os alunos do 3º ano, turma A10, da EB1 nº 2 de Alhandra realizaram um trabalho conjunto de escrita criativa, intitulado "Acreditam no Pai Natal?". Este trabalho participará, num concurso externo de escrita criativa, representando o AE.

Ano letivo 2013-2014

Os alunos do 1º ano e JI ouviram a história "O ratinho marinheiro" de Luísa Ducla Soares, na Hora do Conto. A leitura e dramatização desta história foi realizada pela prof. Inês Pernes, voluntária de leitura.

"Era uma vez um ratinho que queria ser marinheiro, sonhava noite e dia com o mar. Um dia encontrou perdida uma noz..."

PNL Mil Leituras

Os alunos do 3º ano, turma A8, da EB1 nº 2 de Alhandra leram a história "A Princesa Ariel e o Rei Tritão", baseados no conto de Hans Christian Andersen, "A Pequena Sereia". Realizaram também trabalhos de expressão plástica que reproduziram as duas personagens principais.

PNL Mil Leituras

No âmbito da expressão artística, os alunos do 3º ano da turma B6, da EB1 do Sobralinho realizaram ilustrações baseadas na história "O soldado João" de Luísa Ducla Soares.

No âmbito da leitura da obra O Espantalho Enamorado, os alunos do 3º ano da turma B6, da EB1 do Sobralinho realizaram ilustrações baseadas na história.

Na EB1 do Sobralinho, no âmbito da Aula Aberta, dia três de abril, uma Encarregada de Educação veio à sala da turma B6 (3º ano), ler e explorar a história “O Espantalho Enamorado” do PNL.