PNL Mil leituras . .  . 2019-2020

Aqui ficam algumas sugestões de leitura realizadas

PNL Mil leituras . .  . 2018-2019

Seguranet  - Biblioteca digital para a Educação Pré-escolar: O Pisca faz faísca (À descoberta no jardim)

PNL Mil leituras . .  . 2016-2017

O Natal está a chegar!  Os meninos e meninas do JI 2 da EB1/JI nº 1 de Alhandra ouviram a história "O Melhor Presente de Natal".
           Será que podemos receber uma caixa vazia, por presente, neste Natal? O que faremos com ela?
          Aqui ficam duas ideias bem originais!

Vamos comemorar?...... O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares?! Outubro, naturalmente!
    Os meninos e meninas do JI 1 e 2 da EB1/JI nº1 de Alhandra festejaram o ínicio desta celebração com a Hora do Conto:à roda dos livros e a leitura de uma história do   escritor e poeta José Fanha!
     Olhinhos bem abertos e muita atenção....... vamos conhecer a história do Dentinho, Dentola, Dentão!

PNL Mil leituras . .  . 2015-2016

Em articulação com a família, as crianças do JI I e II celebraram a Festa da Castanha e recordaram a Lenda de S. Martinho!

Que medo. . . .!

Será que as crianças do JI I e II da EB1/JI nº 1 de Alhandra se assustaram quando fizeram estes fantasminhas sorridentes e tão simpáticos?

Ou será que assustaram mais alguém?!

Brincar como antigamente?! Os pais e avós das crianças do Pré-escolar criaram alguns brinquedos que recordam os tempos da sua infância.

Carrinhos de rolamentos, bonecas de pano ajudaram os meninos e meninas a compreender melhor como se brincava noutros tempos!

Que extraordinário, estes brinquedos não têm pilhas, nem écrans mas são tão divertidos e surpreendentes. Vamos lá brincar!

PNL Mil leituras . .  . 2014-2015

O meu corpo

No âmbito da articulação com a família, conforme previsto no Plano da Turma J.I.1, foi elaborado, na sala da aula,  o contorno do corpo de cada criança.

Posteriormente, as famílias procederam ao acabamento deste trabalho utilizando diversos materiais de acordo com  a sua própria criatividade.

A minha rua

As crianças do JI da EB1 nº 1 de Alhandra trabalharam o tema "A minha rua" em colaboração com os Pais e Encarregados de Educação.

Quem não gostaria de morar numa rua assim!?

A primavera chegou e com ela vieram as flores coloridas e perfumadas. Os meninos do JI da EB1 nº 1 de Alhandra festejaram a primavera com alegria!

Árvores genealógicas

De acordo com o Plano da Turma J.I.1, foi solicitada às famílias, a elaboração da sua árvore genealógica, preferencialmente utilizando fotos.
                      Simultaneamente, as crianças criaram também a sua árvore, trabalhando a área curricular da matemática, em diversos domínios, como os padrões e as  formas geométricas.

Para comemorar o Dia da Mãe, as crianças do JI da EB1 nº 1 de Alhandra ouviram a história "A Minha Mãe", da autoria de Anthony Browne, contada pela professora bibliotecária e realizaram exercícios de Ioga, acompanhando a história, com a ajuda da prof. Manuela Santos, da escola sede.

Todas as mães foram convidadas a participar nesta atividade, ao lado dos filhotes, tendo realizado os exercícios propostos com muito empenho e dedicação!  Mas, no final, mães, pais e até avós presentes divertiram-se bastante!

PNL Mil leituras . .  . 2013-2014

As crianças do JI da EB1 nº 1 de Alhandra realizaram trabalhos de escrita criativa subordinados ao  tema " A Família é . . . ". Os pais também deram o seu contributo.

Hora do Conto

Depois de ouvirem a  voluntária de leitura, prof. Inês Pernes, da escola sede, ler em voz alta a história "O Ratinho Mariheiro", e de explorarem o seu conteúdo, as crianças do JI dos Cotovios e do JI da EB1 nº 1 de Alhandra realizaram atividades de expressão artística sobre a mesma.

DESENHOS RATINHO MARINHEIRO_JI Cotovios.pdf (4,8 MB)

Trabalhos das crianças do JI da EB1 nº 1 de Alhandra

No Dia do Pai, as crianças do JI da EB1 nº 1 de Alhandra ouviram a história "O meu pai é um biscoito", contada pela professora bibliotecária e realizaram exercícios de Ioga, acompanhando a história, com a ajuda da prof. Manuela Santos, da escola sede. Os Pais assistiram à atividade e divertiram-se bastante!  . . . "E que às vezes o meu pai é um biscoito"(a postura do Biscoito - Torção). Em abril, os meninos do JI dos Cotovios também participaram nesta atividade.