Projeto Mexer com a Ciência/Ler para aprender Ciência

01-05-2019 17:36

Ao longo do 2º Período, tiveram lugar nas 5 escolas do 1º ciclo, com as turmas do 2º ano, as sessões experimentais no âmbito do Projeto "Mexer com a Ciência/Ler para aprender Ciência"!

Este projeto resulta de uma parceria entre a professora bibliotecária do 1º ciclo e as professoras do 3º ciclo da escola sede, de Físico-Química e visa promover, de forma voluntária, a abordagem e divulgação de conteúdos científicos, estimular a curiosidade científica, possibilitando momentos de experimentação juntos dos mais novos e promover ainda a leitura e o gosto por livros que falem sobre Ciência.

Assim, partindo-se da leitura da obra "Um Pé de Vento", de Graça Breia, abordou-se o tema "A força do ar", realizando experiências com a participação e envolvimento dos alunos. Pretendia-se que os alunos aprendessem a:

• Reconhecer que o ar ocupa espaço;
  • Verificar o comportamento do ar quente/menos quente
  • Observar que o ar exerce uma força nos corposVerificar o comportamento do ar quente/menos quente

Vejam como foi divertido!